O vereador Dr. Marcos Paulo (PSOL), através da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, concedeu a medalha Chiquinha Gonzaga à médica ginecologista Celia Regina da Silva, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), na última quarta-feira (05/04), no plenário da Casa Legislativa.
A medalha Chiquinha Gonzaga é uma das mais importantes honrarias concedidas pela Casa Legislativa, e reconhece a relevância de personalidades que se destacam em suas áreas de atuação. No caso de Celia Regina da Silva, a homenagem se deve à sua extensa e valiosa trajetória profissional na área da saúde, com foco no atendimento humanizado e, também, à sua luta pelos direitos das mulheres e pela melhoria da saúde pública no estado.
Para o vereador Dr. Marcos Paulo, a homenagem é uma forma de reconhecer a importância do trabalho desenvolvido por Celia Regina da Silva na área da saúde, além de destacar a relevância da luta pela defesa dos direitos das mulheres.
– É uma honra poder conceder a medalha Chiquinha Gonzaga a uma profissional tão dedicada e comprometida como a dra. Celia Regina da Silva. Sua trajetória é um exemplo para todos nós, e a homenagem é uma forma de reconhecer todo o seu trabalho em prol da saúde e dos direitos das mulheres – afirmou o vereador.
Com 39 anos de carreira, a homenageada destacou a importância do reconhecimento pela sua atuação profissional:
– Foi uma grata alegria quando o vereador Dr. Marcos Paulo me falou sobre a homenagem. Nos conhecemos há muito tempo e sei da sua atuação na Câmara, não só na luta pela causa animal, mas pela saúde das cuidadoras e protetoras de animais – destacou a ginecologista Dra. Célia Regina, lembrando que já esteve na Câmara realizando uam palestra para as protetoras de animais.
Celia Regina da Silva é formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua como ginecologista e obstetra há mais de 30 anos. Ao longo de sua carreira, sempre teve como objetivo oferecer um atendimento diferenciado e humanizado às mulheres que procuram seus serviços, sendo reconhecida por suas pacientes pela atenção, cuidado e respeito com que as trata.
Além disso, Celia Regina da Silva também se dedica à defesa dos direitos das mulheres, participando ativamente de movimentos em prol da saúde feminina e da igualdade de gênero. Como vice-presidente do Cremerj, ela também tem contribuído para a melhoria das condições de trabalho e do atendimento oferecido pelos médicos no estado do Rio de Janeiro.
Biografia Dra. Célia Regina:
- Vice-presidente do CREMERJ – Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro;
- Vice-presidente da SGORJ – Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de Rio de Janeiro;
- Chefe do Ambulatório de LARCS da Maternidade-escola da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro;
- Coordenadora do Ambulatório de Genitoscopia da Maternidade-escola da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro;
- Coordenadora do Ambulatório de Gestação na Adolescência da Maternidade-escola da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro;
- Coordenadora do Ambulatório de Gestação Pós-Molar da Maternidade-escola da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro;
- Mestre em Ginecologia pela FCMSCSP – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo;
- Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (TCBC – CBC) na área de Ginecologia;
- Delegada da Associação Brasileira de Ginecologia Endócrina no Rio de Janeiro, na atual gestão;
- Delegada da SOBRAC-RJ (Associação Brasileira de Climatério);
- Professora de Pós-Graduação de Nutrologia da Universidade Veiga de Almeida;
- Membro do Comitê Nacional de Climatério e Anticoncepção da Associação Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) – Biênio 2019-2020.
Homenageados:
No evento, nove profissionais que também se destacaram em suas respectivas áreas foram homenageados com uma Moção de Congratulações e Louvor. São eles:
- Dr. Antônio Abílio Pereira de Santa Rosa;
- Dr. Antônio Rodrigues Braga Neto;
- Dra. Denise Leite Maia Monteiro;
- Dr. Euderson Kang Tourinho;
- Dra. Jaqueline Barbosa;
- Dr. Paulo Gallo de Sá;
- Dr. Roberto Benzecry;
- Dr. Syvio Sérgio Neves Provenzano;
- Sra. Ana Tourinho.