No dia 10 de julho o vereador Dr. Marcos Paulo esteve no bairro de Botafogo para apurar denúncias de abusos cometidos pela Prefeitura contra um casal em situação de rua. Na ação, agentes municipais e estaduais recolheram e jogaram no lixo pertences pessoais do casal.
Conversando com frequentadores e moradores do bairro no local, o vereador descobriu que a ação do poder público fez outras vítimas no local. A partir de então, Dr. Marcos Paulo acionou a Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ e, com eles, passou a cobrar explicações e providências da Prefeitura Municipal do Rio.
Todas as vítimas denunciam os mesmos abusos. Segundo eles, a Comlurb e o Aterro Presente deram apoio a uma operação que apreendeu e jogou no lixo pertences pessoais como roupas, agasalhos, colchões, comida e até ração dos cachorros que vivem com as pessoas em situação de rua na Praia de Botafogo.
VÍTIMAS DIZEM QUE ABUSOS SÃO FREQUENTES
Moradores do bairro e outras vítimas ouvidas pelo vereador Dr. Marcos Paulo e pela Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ não só confirmaram as denúncias do casal Elcio e Priscila como afirmaram que ações abusivas são frequentes na região.
— Eles chegam aqui abordando a gente e dizendo que tudo o que temos é considerado lixo. Se você tenta argumentar eles agem com violência. Já me bateram e jogaram spray de pimenta — conta um dos moradores que vive nas ruas de Botafogo há 3 anos e faz bicos de faxina nos bares da região.
O vereador Dr. Marcos Paulo e a OAB oficiaram os órgãos da Prefeitura e do Estado cobrando explicações e exigindo que ações como essas não se repitam:
— É inadimissível que o direito das pessoas seja desrespeitado dessa forma. As pessoas que vivem na rua e seus animais têm que ser tratados com dignidade — ressalta o vereador.