ABUSOS CONTRA MORADORES DE RUA E SEUS CÃES

Dr. Marcos Paulo aciona Comissão de Direitos Humanos da OAB contra ação irregular da Prefeitura

Elson e Priscila contam que os agentes da prefeitura jogaram no lixo até a ração dos seus cachorros.

 

No dia 10 de julho o vereador Dr. Marcos Paulo esteve no bairro de Botafogo para apurar denúncias de abusos cometidos pela Prefeitura contra um casal em situação de rua. Na ação, agentes municipais e estaduais recolheram e jogaram no lixo pertences pessoais do casal.

Conversando com frequentadores e moradores do bairro no local, o vereador descobriu que a ação do poder público fez outras vítimas no local. A partir de então, Dr. Marcos Paulo acionou a Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ e, com eles,  passou a cobrar explicações e providências da Prefeitura Municipal do Rio.

Todas as vítimas denunciam os mesmos abusos. Segundo eles, a Comlurb e o Aterro Presente deram apoio a uma operação que apreendeu e jogou no lixo pertences pessoais como roupas, agasalhos, colchões, comida e até ração dos cachorros que vivem com as pessoas em situação de rua na Praia de Botafogo.

Elson se emociona ao contar ao vereador Dr. Marcos Paulo que o deixaram apenas com a roupa do corpo.

 

VÍTIMAS DIZEM QUE ABUSOS SÃO FREQUENTES

Moradores do bairro e outras vítimas ouvidas pelo vereador Dr. Marcos Paulo e pela Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ não só confirmaram as denúncias do casal Elcio e Priscila como afirmaram que ações abusivas são frequentes na região.

— Eles chegam aqui abordando a gente e  dizendo que tudo o que temos é  considerado lixo. Se você tenta argumentar eles agem com violência. Já me bateram e jogaram spray de pimenta — conta um dos moradores que vive nas ruas de Botafogo há 3 anos e faz bicos de faxina nos bares da região. 

O vereador Dr. Marcos Paulo e a OAB oficiaram os órgãos da Prefeitura e do Estado cobrando explicações e exigindo que ações como essas não se repitam:

— É inadimissível que o direito das pessoas seja desrespeitado dessa forma. As pessoas que vivem na rua e seus animais têm que ser tratados com dignidade — ressalta o vereador.

 

Mariana Rodrigues da OAB-RJ e o vereador Dr. Marcos Paulo colheram relatos de vários moradores em situação de rua.

 

Vereador Dr. Marcos Paulo