DEBATE PÚBLICO: PROTETORAS E VOLUNTÁRIOS DISCUTEM CAUSA ANIMAL COM ÓRGÃOS PÚBLICOS

No dia 5 de agosto de 2019, em debate público organizado pelo vereador Dr. Marcos Paulo, protetoras e voluntários discutiram a causa animal com representantes da prefeitura.

A partir da esquerda, Cel Sanglard, comandante do Batalhão Ambiental; André Almeida, Comandante do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal,; o vereador Dr. Marcos Paulo; George França, do Centro de Controle de Zoonozes de Santa Cruz; e Patrícia Nunes, coordenadora de Zoonozes da Subvisa.

 

Foi uma tarde histórica! No dia 5 de agosto de 2019, por iniciativo do vereador Dr. Marcos Paulo, um debate aberto ao público movimentou, e muito, o auditório da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Motivados para um debate sobre ações efetivas e formulação de políticas públicas para coibir o abandono e dar assistência aos animais estavam protetoras e voluntários de ONGs na causa animal. Do outro lado, na mesa de debates, estavam os principais representantes dos órgãos públicos que atuam na Causa Animal no Rio.

O evento abordou quatro eixos temáticos e contou com um elevado nível de discussão, graças às exclentes perguntas e ideias apresentadas pelo pelo público presente, que também soube cobrar e questionar de forma bastante pertinente os representantes da Guarda Muniicipal, da Viigilância Sanitária, do Centro de Controle de Zoonozes e do Batalhão Ambiental da PM. 

— Precisamos de ações efetivas e urgentes para mudar o cenário caótico de abandono animal em nossa cidade. Mas essas ações têm que ser elaboradas em conjunto com quem vive a causa animal em seu dia a dia, que são as protetoras, os voluntários e as ONGs, que hoje cumprem o papel que é obrigação do poder público. Nesse sentido o debate foi um sucesso. Várias sugestões e ideias discutidas já podem ser colocadas em prática. E trabalharemos para que isso aconteça o mais breve possível — comemora o vereador Dr. Marcos Paulo.

 

CONFIRA OS TEMAS DEBATIDOS NO EVENTO:

  1. PREVENÇÃO E REPRESSÃO AO ABANDONO 
  2. CONTROLE POPULACIONAL E MANEJO
  3. CADASTRAMENTO E ASSISTÊNCIA VETERINÁRIA 
  4. INCENTIVO À ADOÇÃO

 

O público lotou o auditório da Câmara Municipal

SUBEM FOGE DO DEBATE E FALTA AO EVENTO

O único ponto negativo do evento foi a ausência do maior órgão responsável pela causa animal no Estado, a Subsecretaria de Bem Estar Animal (Subem). Apesar da confirmação dias antes, nenhum representante compareceu ao evento e faltou sem dar qualquer satisfação.

— É lamentável termos uma subsecretaria de Bem Estar Animal tão inopereante e que se recuse a dialogar. Imagino que a Subem tenha faltado ao debate por medo de ter que enfrentar a insatisfação e a revolta de Protetoras e Voluntários. Pessoas que, assim como os animais abandonados em nossa cidade, sofrem todos os dias com a inoperância e com a incompetência da Prefeitura na gestão da causa animal em nossa cidade — avalia o vereador DR. Marcos Paulo.

O debate também ganhou destaque na TV Câmara Rio e virou uma reportagem que resume bem o feito histórico na política do Rio de Janeiro. Veja a reportagem aqui.

Vereador Dr. Marcos Paulo